As Caldeiras são uma excelente opção, se estiver à procura de um sistema de aquecimento para a sua casa. Já pensou que uma lareira é capaz de produzir uma elevada quantidade de energia? Porque não recuperar essa energia e convertê-la em água quente? As caldeiras possibilitam isso mesmo.
Se por acaso está indeciso na sua escolha, neste artigo pode ficar a saber mais sobre as Caldeiras a Lenha ou a Pellets.

Caldeiras a Lenha

As caldeiras a lenha são equipamentos que se destinam ao aquecimento de água para uso em instalações de aquecimento central e doméstico.
As caldeiras a lenha aproveitam o calor para que este seja utilizado posteriormente pelo sistema de aquecimento central. O calor produzido pela queima de lenha é aproveitado, e posteriormente transferido do corpo da caldeira para a água que circula no seu interior.
Se procura um equipamento para aquecer várias divisões da sua casa, as caldeiras a lenha são bastante indicadas.
A permuta de calor é feita através do corpo da caldeira para a água que circula no seu interior.

Tipos de Caldeiras a Lenha

Caldeiras Convencionais: As caldeiras convencionais expele de maneira bastante rápida e eficiente os gases de combustão, o que faz com que os resíduos de combustão sejam arrastados pelo caudal de gases. Por ser um equipamento com um sistema mais simples, a sua manutenção torna-se também mais fácil.
Normalmente, quando se instala uma solução a lenha, é possível instalar um depósito de inércia, que consiste num reservatório de energia, este deposito é utilizado para absorver a energia dispersada pela caldeira, desta forma a água quente que ficou armazenada pode ser utilizada.
Basicamente funciona como um reservatório de energia, que fica disponível para ser utilizada ao longo do dia, mesmo que a caldeira já não tenha lenha.

Caldeiras de Chama invertida: Apesar de ter uma eficiência superior, esta caldeira necessita de uma manutenção mais regular, uma vez que, o extenso circuito de fumos leva a um abrandamento da velocidade de saída dos gases.

Lenha

A lenha é a fonte de combustível mais económica para o aquecimento de uma habitação, o que permite pagar o investimento nos equipamentos de aquecimento a biomassa rapidamente. Mesmo quando comparada com outros tipos de biomassa, como os pellets, a lenha é bastante mais económica e não requer processos industriais antes de poder ser utilizada como combustível numa habitação familiar.

Caldeiras a Pellets

A caldeira a pellets é uma solução automatizada que permite aquecer a casa através da ligação ao sistema de aquecimento central. Existem diferentes razões para investir numa caldeira a pellets.
Estes equipamentos funcionam desde que tenham combustível suficiente. Uma vez que as caldeiras se encontram ligadas aos radiadores, é possível levar o calor a todas as divisões da habitação.

As caldeiras a pellets têm a vantagem de permitir o seu planeamento e funcionamento, quer a nível de horário, abastecimento ou temperaturas.
Os equipamentos a pellets aproveitam o calor para que este seja utilizado posteriormente pelo sistema de aquecimento central. O calor produzido na queima de pellets é aproveitado, e transferido do corpo da caldeira para a água que circula no seu interior.
Este tipo de equipamento é adequado para ficar numa área técnica da casa ou numa garagem, visto que não tem o objetivo de expelir calor para o local, mas sim para a água, de forma a aquecer os radiadores.

Pellets

Os pellets são pequenos aglomerados de madeira de forma cilíndrica produzidos a partir dos subprodutos da indústria de serração, nomeadamente o serrim de pinho e estilha.
Os pellets constituem um biocombustível sólido de elevada eficiência. As matérias-primas são submetidas a um processo de trituração e secagem seguindo-se a sua prensagem, usando uma matriz cilíndrica, que por um processo de extorsão, permite a produção dos pellets na forma final.

Os pellets são uma matéria de combustão cuja libertação de fumos e a libertação de cinzas é inferior. É ecológico, uma vez que a sua proveniência vem da limpeza de florestas e dos restos da indústria de transformação da madeira.

Os pellets apresentam um poder calorífico superior a 17,0 MJ/kg o que equivale a 5 kWh/kg, cuja combustão se manifesta bastante eficiente quer pelas matérias-primas utilizadas, com um teor de cinzas é inferior a 0,7% quer pela baixa percentagem de humidade contida nos pellets, ≤ 10%.

Caldeiras a Lenha vs Caldeiras a Pellets – Loja Climatiza

Na Loja Climatiza dispomos de uma vasta gama de caldeiras a lenha e caldeiras a pellets. Independentemente de qual tipo escolha, temos a certeza que na nossa loja vai encontrar o que procura.

Autor

Faça um comentário