Ao escolher um esquentador para a sua casa, selecione um sistema de aquecimento de água que forneça água quente suficiente para a sua família e também seja eficiente em termos energéticos para economizar dinheiro. Considere os diferentes tipos de esquentador disponíveis e determine o tamanho certo e a fonte de combustível para a sua casa.
As condições da divisão onde vai ser instalado o esquentador e o tipo de energia utilizada condicionam a escolha do aparelho a comprar: elétrico, a gás butano-propano ou a gás natural. Quanto à natureza do circuitos de exaustão de gases de combustão e de admissão de ar para a queima, os esquentadores podem ser atmosféricos, ventilados ou estanques.
Tipos de Gás
De forma a escolher o esquentador capaz de satisfazer as suas necessidades, é importante que o equipamento utilize a fonte de combustível adequada à sua habitação.
No mercado existem esquentadores a gás butano, propano ou natural.
O gás butano é o mais habitual no consumo doméstico (mais eficiente para cozinhar, tomar banho ou aquecer a casa); o propano é mais indicado para clientes de grande consumo, desde particulares com consumos mais exigentes, a hotéis ou restaurantes.
Tipos de circuitos de exaustão de gases
Ao escolher um esquentador deve ter atenção aos tipos de exaustão, que podem ter 3 variedades: os esquentadores atmosféricos, ventilados e os estanques.
Esquentadores Atmosféricos
São mais indicados para uso nas condições de exaustão ideais, assim, locais de instalação com boa ventilação. Além disso, o esquentador deve ser instalado com um troço mínimo recomendado de 30 cm na vertical para evacuação dos gases provenientes da combustão.
Esquentadores Ventilados
Normalmente recomendados para locais onde há boa admissão de ar e insuficiente exaustão, assim o ventilador proporcionará a saída dos gases de combustão.
Vantagens:
– Ligam-se apenas com torneiras abertas.
– Não tem chama piloto, o que evita desperdícios de gás.
– Extração de ar forçado através de uma ventoinha na parte superior.
Esquentadores Estanques
São indicados para locais com insuficiente admissão de ar e/ou insuficiente exaustão. Alguns esquentadores estanques incorporam um ventilador para angariar ar novo através do exterior e para forçar a saída dos gases queimados.
A câmara de combustão é estanque: existe uma conduta ligada diretamente ao exterior da habitação, responsável, quer pela captação de ar para a queima, quer pela exaustão dos gases queimados.
Tipos de Ignição
Ao escolher o esquentador deve ter atenção ao sistema de ignição que é mais adequado para si, existem 3 tipos de ignição: manual, automático e hidrogerador.
Manual (com chama-piloto)
A chama-piloto deve permanecer acesa durante todo o dia para que o calor possa estar disponível a qualquer momento. Hoje em dia os fabricantes já não produzem mais modelos com chama-piloto por consumirem muita energia, pois exigem que o gás flua o tempo todo.
Automático
A ignição pode é feita através de corrente elétrica. Estes equipamentos possuem um sistema que se liga automaticamente quando a torneira é aberta. Assim, o desperdício de gás queimado pelas chama-piloto é eliminado e é mais seguro.
Hidrogerador
Este modelo é um pouco mais distinto dos outros, pois seu sistema de funcionamento não depende da chama-piloto.
O esquentador utiliza a pressão da água que, ao passar por uma turbina, gera energia e aciona o sistema eletrónico.
Eficiência Energética do Esquentador
Os esquentadores são os equipamentos mais utilizados para a produção de água quente, pois asseguram um bom desempenho. São também considerados equipamentos instantâneos pois no momento em que são ligados, começam a aquecer a água. No entanto, ainda demora um bocado até a água atingir a temperatura ideal.
A Eficiência Energética é um dos pontos fundamentais dos equipamentos que a Lojaclimatiza comercializa, pois todos os equipamentos comercializados por nós estão na classe de eficiência 1, com rendimentos iguais ou superiores a 70%.
Com um rendimento de 70% significa que o equipamento tem um aproveitamento de 70% da energia que a lenha gera para o aquecimento ambiente, isto é, o equipamento irá conseguir com muito menos combustível produzir a mesma quantidade de calor.
Dicas de eficiência energética do esquentador:
- Definir uma temperatura de funcionamento entre os 30ºC e os 35ºC.
- Isolar bem todos os acumuladores e tubos de distribuição de água.
- Evitar banhos de imersão e optar por duches.
- Evitar utilizar água quente em lavagens rápidas como a lavagem das mãos ou dentes para evitar consumos desnecessários de energia.
- Evitar que as torneiras fiquem a pingar.
- Realizar manutenções regulares do esquentador.