Caldeiras a Lenha
Como funciona uma Caldeira a Lenha? Caldeiras a Lenha são equipamentos que permitem fazer o aproveitamento do calor para um sistema de aquecimento central.
A permuta de calor é feita através do corpo da caldeira para a água que circula no seu interior.
Lenha
A lenha é hoje a fonte de combustível mais económica para o aquecimento de uma habitação, o que permite pagar o investimento nos equipamentos de aquecimento a biomassa em muito pouco tempo. Mesmo quando comparada com outros tipos de biomassa, como os pellets, a lenha é consideravelmente mais económica e não requer processos industriais antes de poder ser utilizada como combustível numa habitação familiar.
Diferentes tipos de Caldeiras a Lenha
Uma caldeira convencional com um circuito de fumos tradicional apenas promove a troca de calor no trajeto direto entre a câmara de combustão e a exaustão, já uma caldeira de chama invertida, através da inversão de chama promovida por um ventilador, cria um circuito de fumos longo que aumenta em muito a área de permuta dos gases de exaustão.
Caldeira a Lenha de Chama Invertida
Ainda que mais eficiente, numa caldeira de chama invertida, o extenso circuito de fumos leva a um abrandamento da velocidade de exaustão dos gases fazendo com que seja preciso uma manutenção da caldeira mais regular e cuidada. Também a qualidade do combustível e do sistema de extração, ou chaminé, assumem uma maior importância quando se instala uma caldeira de chama invertida.
Caldeira a Lenha Convencional
Uma caldeira convencional, por ter um circuito de fumos direto, expele muito mais rapidamente os gases de combustão e uma percentagem muito superior dos resíduos de combustão e fuligem são arrastados pelo caudal de gases. A simplicidade da caldeira convencional torna a sua operação e manutenção muito mais simples, o que contribui para a sua aplicabilidade nas mais diversas instalações.
A parte mais importante a ter em conta quando se pretende adquirir numa instalação de aquecimento central com caldeira a lenha é a segurança e o controlo.
A dificuldade de controlar a queima da lenha em conformidade com as necessidades térmicas do espaço, obriga à circulação constante de água nos circuitos de aquecimento ou armazenamento de energia em inércia de grande volume.
Um outro fator a ter em conta é a formação de condensações no corpo da caldeira. O retorno da água à caldeira a temperaturas demasiado baixas pode causar choques térmicos, e levar à formação de condensações corrosivas que degradam rapidamente o corpo. Para evitar esta situação podem ser instaladas válvulas anti condensação circuladores anti-condensação.
Veja a nossa gama completa de Caldeiras a Lenha.
Entre em contacto connosco através do email lojaclimatiza@hotmail.com e permita-nos ajudá-lo a melhorar conforto do seu lar.
SOLUÇÕES DE AQUECIMENTO NA LOJA CLIMATIZA